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03/07/2020

Creral normaliza fornecimento de energia elétrica

Desde a noite de terça-feira, 30, após a passagem do ciclone bomba pela região, as equipes da Creral estavam trabalhando para reestabelecer o fornecimento de energia elétrica nas localidades em que atua e que foram atingidas pelo fenômeno. Até a tarde desta sexta-feira, 3, cerca de 99% de sua rede já estava com a energia elétrica restaurada.

       Os fortes ventos e o temporal que assolaram a região nesta semana causaram danos às redes de energia elétrica da cooperativa, foram 23 postes avariados, entre quebrados e derrubados, rompimento de diversos cabos e ramais de serviço, queda de eucaliptos nas redes.

       De acordo com informações da área técnica da Creral, no primeiro dia após o ciclone, 100% da rede estava danificada sem fornecimento de energia, quando foram iniciados os trabalhos de reestabelecimento pelas equipes que atuam no campo, e no mesmo dia 50% já estava com a rede energizada. Já no segundo dia, 85% dos associados já estavam com a energia elétrica normalizada, e no terceiro dia estavam restauradas 99% das redes nas localidades atendidas pela cooperativa.

       Buscando manter a agilidade no atendimento, foi dado prioridade para energizar as redes alimentadoras e transformadores, e após isso iniciou-se os atendimentos nos ramais de entrada rompidos que atendem as propriedades. Vale ressaltar que, mesmo com todo atendimento, algumas medidas foram paliativas, e nos próximos dias serão realizadas manutenções nas redes com o intuito de voltar ao padrão original.

       O vice-presidente da Creral, Umberto Toazza, destacou a importância do empenho das equipes de campo e também dos associados que auxiliaram nos trabalhos de manutenção das redes. “Ninguém estava esperando por esse fenômeno, não temos como controlar a natureza, nossos funcionários trabalharam noite e dia, todas as equipes não mediram esforços para garantir o restabelecimento da energia elétrica aos nossos associados, certamente esse empenho foi essencial, assim como o auxílio dos associados, com máquinas e também nos informando pontos mais danificados, isso fez toda a diferença”, ressaltou Toazza.

       Segundo o gerente técnico, Roberto Perin, os pontos que ainda estavam sem luz nesta sexta-feira, 3, era em razão de problemas com as redes da RGE, “nós acompanhamos durante o dia, tanto pela manhã como a tarde, os trabalhos nessas redes, então  a expectativa era de que a energia fosse restabelecida na sexta à noite ou no sábado pela manhã”, conclui Perin.