Novidades

Notícias

19/11/2025

Creral apresenta inovação tecnológica na COP30

A Creral de Erechim marcou presença na COP30, integrando o painel Cooperativas e Descarbonização: protagonismo na transição energética justa. A cooperativa foi representada pelo presidente João Alderi do Prado, que apresentou um projeto desenvolvido na usina termelétrica São Sepé, intitulado Bioroz e Cinroz: Biopolímeros sustentáveis a partir da casca e das cinzas de casca de arroz associados à geração de energia por biomassa.

O Bioroz e o Cinroz são produzidos a partir da casca de arroz e de suas cinzas, que, após o processo de micronização, resultam em materiais 100% renováveis, não tóxicos e biodegradáveis. Eles reduzem impactos ambientais e oferecem uma alternativa sustentável ao plástico de origem fóssil. Esses biopolímeros podem ser utilizados por indústrias que fabricam produtos hoje derivados do petróleo, substituindo o plástico convencional por uma opção biodegradável. Já as indústrias de concreto que utilizam cinza de carvão mineral também podem adotar esses materiais como um componente natural e menos impactante.

O presidente Alderi ressalta que a participação da Creral evidencia como a experiência da cooperativa está alinhada à transição energética e à redução de gases poluentes. “O que vimos na COP30 mostra que há uma transformação em andamento diante das mudanças climáticas. Governos, empresas e pessoas estão comprometidos, e esse movimento continuará. Precisamos avançar juntos”, destaca.

O painel contou também com a participação das cooperativas Sicoob de São Miguel do Oeste/SC, Coopernova de Terra Nova do Norte/MT, e Sicredi Confederação de Porto Alegre. Juntas elas apresentaram experiências e como o cooperativismo lidera projetos que impulsionam a transição energética no Brasil.