A Creral de Erechim foi selecionada para apresentar na COP30 em Belém, experiências concretas que contribuem para o enfrentamento das mudanças climáticas.
A participação da Creral que tem o apoio da OCB e Sistema Ocergs, será no dia 15/11, na Green Zone, durante o painel Cooperativas e Descarbonização: protagonismo na transição energética justa. O presidente João Alderi do Prado, vai apresentar um case sobre a transformação de resíduos agrícolas, como a casca e a cinza da casca de arroz em um produto natural com aplicação nas indústrias de plásticos que utilizam derivados de petróleo e nas indústrias de concreto em substituição a cinza de carvão mineral.
O projeto está em desenvolvimento no complexo energético São Sepé, onde a cooperativa conta com usinas solares e térmica de biomassa. Para o presidente, é muito significativa a participação da Creral no maior evento mundial de debates sobre o clima do planeta. “É uma oportunidade de mostrar que estamos indo além da geração de energia limpa. Estamos criando soluções renováveis que beneficiam o ecossistema a sua volta, valorizando a casca de arroz e fortalecendo a cadeia produtiva local”, complementa Alderi.