Novidades

Notícias

13/08/2019

Religadores automáticos auxiliam nas redes de energia da Creral

Dispositivos são utilizados com a função de proteger os sistemas elétricos em casos de problemas transitórios evitando a interrupção no fornecimento de energia por longo período de tempo

         A Creral vem incorporando nas redes de energia elétrica os religadores automáticos, cuja função é evitar que o fornecimento de energia seja interrompido por longos períodos devido a sobrecarga na rede provocada por galhos de árvores, ventanias, temporais, pássaros e ou qualquer tipo de evento considerado transitório.

         Os religadores possuem os diferenciais de reconhecer a possível causa do defeito, se transitório ou permanente, e são operados remotamente no centro de operação e distribuição da Creral, auxiliando as equipes de forma rápida e pratica, pois ao identificar as possíveis causas evitam a abertura de chaves e a interrupção no fornecimento de energia.

         O gerente técnico da Creral, Roberto Perin, explica que quando o equipamento reconhece um defeito permanente ele auxilia para que seja interrompida a rede apenas no local onde há o referido problema, evitando que toda a rede elétrica seja danificada. “Os religadores são programados para desligar a rede e efetuar até três tentativas de religação, nos casos em que são reconhecidos os defeitos transitórios, são três piscadas geralmente. Quando o defeito é permanente o religador abre a rede interrompendo a fornecimento de energia”, diz Perin.

         Hoje, a cooperativa conta com 16 equipamentos nos principais alimentadores de sua rede de atuação, e dentro deste ano serão instalados mais 7 religadores.