Novidades

Notícias

20/11/2019

Primeira turbina chega à PCH Forquilha IV

Equipamento tem a potência de 4,3 MW/h e foi construída pela empresa Hacker

       A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli recebeu nesta terça-feira, 19, a primeira de três turbinas modelo Kaplan que serão instaladas na pequena central hidrelétrica, a entrega foi realizada pela empresa Hacker Industrial de Xanxerê (SC), responsável pela fabricação dos equipamentos.

       Na próxima semana serão entregues as outras duas turbinas, sendo que cada equipamento, que pesa cerca de 25 toneladas, irá gerar 4,3 MW/h, totalizando 13MW de potência instalada da PCH. E está previsto para a primeira semana de janeiro de 2020 a entrega dos geradores.

       A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli está localizada no rio Forquilha, entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho, o início das obras aconteceu em agosto de 2018, e a previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2020.

       Com um custo estimado em R$ 74 milhões, a pequena central hidrelétrica terá um barramento de 300 metros de comprimento e 8 metros de altura, área de alago de 41 hectares e canal de adução de 530 metros. A energia gerada será lançada no sistema interligado nacional por meio de uma linha de transmissão de 8,7 km.

       Em 2017 o empreendimento foi um dos vencedores do leilão de energia A-6 realizado pelo governo federal, com entrega prevista para 2023 por um período de 30 anos. 

       Esse empreendimento é uma parceria entre a Creral, Coprel, Cerluz e a Erechim Energia.