Novidades

Notícias

24/11/2020

PCH Forquilha IV recebe Licença de Operação da Fepam

    A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli, recebeu na última semana da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS (Fepam) a Licença de Operação autorizando o início das atividades. Com esta liberação, conforme fala do presidente da Creral, João Alderi do Prado, nos primeiros dias de dezembro a usina já deverá realizar os testes com carga e na segunda quinzena do mês entrar em operação comercial.

         “Estamos apenas aguardando a RGE fazer o comissionamento e a energização da subestação seccionadora em Maximiliano de Almeida, que deve ocorrer nos próximos dias, para então dar início a operação da PCH”, explica Alderi.

         A pequena central hidrelétrica foi construída no rio Forquilha entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho, em uma parceria das cooperativas Creral de Erechim, Coprel de Ibirubá, Ceriluz de Ijuí e a empresa Erechim Energia.

Sobre a usina   

         A usina, teve o início de suas obras em 2018, sendo concluída em, aproximadamente, dois anos, com investimento de R$ 74 milhões. O empreendimento foi um dos vencedores do leilão de energia A-6 realizado pelo governo federal em 2017, com entrega prevista para 2023 por um período de 30 anos. 

         O barramento construído para a usina tem 282 de comprimento e 6 metros de altura, e teve suas comportas fechadas no início do mês de agosto, após a liberação da Fepam, para o enchimento do lago, que ocupa uma área de 41 hectares. O canal para levar a água até a casa de força tem 539 metros de extensão.

         A usina tem potência instalada de 13 MW, contando com três (3) turbinas, modelo Kaplan, com potência de 4.351 kW cada, e três (3) geradores de 4.850 kVA, uma subestação elevadora de tensão para 69 kV,  uma linha de transmissão de 8,7 quilômetros e uma subestação seccionadora, localizada em Maximiliano de Almeida, para lançar a energia no Sistema Interligado Nacional (SIN).

         Durante todas as etapas de construção da PCH, foram criados cerca de 250 empregos diretos e indiretos.