Novidades

Notícias

29/11/2022

Novembro Azul 2022 – Orientação é a melhor prevenção no combate ao câncer de próstata

A campanha do Novembro Azul 2022 na Creral encerrou hoje reunindo os homens para uma palestra que trata da prevenção de uma doença que atinge 70 mil homens por ano no Brasil, o câncer de próstata.  O palestrante foi o médico urologista Henrique Nonemacher, do Hospital Santa Mônica de Erechim.

Por cerca de uma hora, o dr. Henrique falou sobre a principal função da próstata e as principais causas que levam os homens a desenvolver doenças da próstata e principalmente o câncer. “Todos os homens estão propensos, os problemas na próstata tendem a ocorrer depois dos 40 anos, e os homens devem estar conscientes de que a prevenção é o caminho para evitar o câncer”, explicou o especialista.

Em sua fala o médico apontou os fatores de risco que podem levar o homem a desenvolver o câncer de próstata que são: idade, hereditariedade, alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade e raça. O dr. Henrique destacou ainda que fazer exames periodicamente é a melhor foram para se identificar a doença em estágio inicial. “Quando o câncer é diagnosticado e tratado cedo, são maiores as chances de cura”, afirmou.

Durante a conversa e respondendo questionamentos os funcionários da Creral foram orientados sobre as formas de se detectar a doença, também foram incentivados a procurar um profissional e a realizar exames anualmente em especial depois dos 40 anos. As maneiras mais usadas atualmente para se detectar problemas de próstata são, o toque retal e o exame de sangue para verificar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).