Novidades

Notícias

15/12/2022

Engenheiros e técnicos das cooperativas de energia do estado reunidos em Erechim

O grupo de padronização da Fecoergs (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul), formado por engenheiros e técnicos das cooperativas esteve reunido na sede da Creral em Erechim trabalhando nos aprimoramentos dos processos de construção e manutenção de redes elétricas e segurança na execução dos trabalhos.  

No encontro que aconteceu nos dias 14 e 15/12, foi apresentado um estudo sobre o impacto da geração distribuída no sistema elétrico da cooperativa Certel de Teutônia. Conforme o engenheiro eletricista, Samuel Deifelt, com base no histórico da curva de carga da Certel, o pico da demanda já apresenta um deslocamento para o período da noite, numa demonstração de que o perfil do consumidor está mudando. “A estrutura despendida pela cooperativa para atender os projetos de GD teve de ser ampliada. Atualmente são analisados em média mensalmente 144 projetos, em 2020 a média mensal era de 30 projetos”, comenta. A potência instalada de geração distribuída já está impactando nas redes, do total de 100 MW de demanda contratada pela Certel, a GD já representa 34% e a tendência é aumentar, pois somente em dezembro está em análise cerca de 280 projetos.  

Nos dias de trabalho o grupo de padronização foi dividido em dois na revisão dos procedimentos. A equipe de segurança do trabalho revisou os procedimentos de:

- Análise do local e trabalho;

- Transporte e manuseio de poste;

- Técnicas e postura correta para execução da tarefa;

- Desenergização e reenergização do trecho de trabalho;

- Manuseio de bastão e vara de manobra;

- Uso de volt-amperímetro.

 

Já a equipe de engenharia elétrica trabalho basicamente na revisão e aprovação dos procedimentos de conexão de mini e micro geração distribuída e seus anexos. Antes de encerrar os trabalhos, o grupo voltou a se reunir para junto faz a revisão dos procedimentos de operação de guindauto.

No encontro de Erechim além da Creral também estiveram presentes representantes das cooperativas: Certel (Teutônia), Certaja (Taquari), Coprel (Ibirubá), Cerfox (Fontoura Xavier), Creluz (Pinhal), Ceriluz (Ijuí), Cermissões (Caibaté), Certhil (Três de Maio) e Cooperluz (Santa Rosa).  Ogrupo permanente de padronização da Fecoergs voltará a se reunir em março de 2023.