Novidades

Notícias

23/09/2021

Creral apresenta projeto da UHE Foz do Prata ao poder público de Nova Roma do Sul

Compartilhe:

        Durante a tarde, o presidente da cooperativa esteve em reunião com o prefeito, e a noite participou da sessão solene na Câmara de Vereadores do município

 

O presidente da Creral, João Alderi do Prado, junto com o gerente de geração, Leonardo Cassol, estiveram em Nova Roma do Sul, nesta quarta-feira, 22, para apresentar ao poder público municipal o projeto da UHE Foz do Prata, que será construída na serra gaúcha, entre Nova Roma do Sul e Veranópolis.

         Durante a tarde, foi realizada uma reunião com o prefeito, Douglas Fávero Pasuch, quando a direção da cooperativa, além de explicar as informações sobre a UHE, também aproveitou a oportunidade para conhecer o local onde fica a balsa que faz a ligação entre os municípios, com o objetivo de entender melhor a demanda que Nova Roma do Sul tem pela construção de uma ponte, buscando encontrar opções de alinhar ações voltadas para essa necessidade, que beneficiará toda a comunidade.

         “Essas conversas são importantes, nós estamos sempre à disposição, porque é um grande caminho que iremos percorrer, entre todas as fases da construção da usina, e dúvidas irão surgir. Como somos uma cooperativa, sempre estamos em contato com nossos associados, se não pode ser presencial, realizamos conversas de forma digital, então nossa essência é o diálogo com as comunidades, e aqui, nesse projeto, não seria diferente”, ressaltou Alderi.

         Encerrando essa primeira visita, e atendendo ao convite feito pelos vereadores, o presidente da Creral, participou da sessão na câmara, onde após a apresentação do projeto também conversou com os presentes e recebeu das mãos do presidente do legislativo, José Luiz Comin, um documento simbolizando as demandas da comunidade.

         “Em todos nossos projetos, buscamos beneficiar as localidades em que estaremos inseridos, gerando empregos, auxiliando nas necessidades de melhorias para a população, porque para nós é importante ter um vínculo que nos possibilite crescer junto com a comunidade”, pontuou Alderi.

 

Sobre a UHE Foz do Prata

               Com investimento estimado em cerca de R$ 300 milhões, o projeto já está com o termo de referência do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIARIMA) aprovado na Fepam, que já emitiu a autorização para manejo da fauna silvestre, possibilitando começar o levantamento a campo e, a previsão da Creral é até abril de 2022 protocolar na Fepam a solicitação da licença prévia (LP). Após a liberação da LP, é possível fazer o pedido da outorga do uso da água, que está previsto para maio de 2023.

         “Neste momento estamos realizando as campanhas de monitoramento ambiental de meio físico, biótico e antrópico, o resultado desses levantamentos estará no relatório socioeconômico, que será apresentado à comunidade” concluiu Alderi.

         A UHE Foz do Prata terá potência instalada de 49,3 MW com característica de PCH, sendo que na casa de força principal serão 45 MW e na casa de força complementar junto ao pé do barramento serão mais 4,3 MW.

Primeira UHE da Cooperativa

         A Foz do Prata é a primeira UHE da Creral, cooperativa de eletrificação rural com mais de 50 anos de existência, e há 20 anos atuando na geração através de PCHs, CGHs, UTE e UFVs. Neste ano a cooperativa está construindo usinas solares nos estados do Rio Grande do Sul, Brasília e São Paulo e mais três CGHs em Santa Catarina. Atualmente opera duas usinas próprias e outras cinco usinas em sociedade com investidores. 

Compartilhe: