Novidades

Notícias

11/03/2020

Assembleia da Creral aprova balanço e investimentos para 2020

Compartilhe:

         Após ter alcançado quase 5 mil associados nas pré-assembleias, a Creral realizou na terça-feira,10, no auditório do Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, a Assembleia Geral Ordinária, com a participação representativa da liderança da cooperativa. Durante a assembleia o presidente da Creral, João Alderi do Prado, juntamente com o vice-presidente, Umberto Toazza e o diretor-secretario, Edílson Guzzo, apresentou aos presentes os resultados obtidos em 2019, nas três áreas em que a cooperativa atua, sendo, distribuição e geração de energia, e telecomunicação.

Balanço das atividades desenvolvidas

       “No último ano, apesar de ter sido considerado um ano complicado para investimentos, nós conseguimos conquistar bons resultados. Tivemos uma evolução financeira de 40,27% em nossas receitas, isso demonstra que seguimos trabalhando focados nos interesses de crescimento dos associados e da cooperativa”, ressaltou Alderi. O crescimento foi puxado pelo aumento no consumo de energia e pela expansão do serviço de internet em nível regional. Os números também foram positivos na comparação com o ano anterior, sendo de 71,76% nas sobras e crescimento de 22% no patrimônio líquido.

       A demanda por energia elétrica foi um dos pontos importantes para a conquista dos bons resultados, uma vez que apresentou um crescimento de 17%, assim a Creral realizou a venda de mais de 65 milhões de kWh, impulsionado, principalmente pelas empresas que, em razão da qualidade da energia oferecida, vieram instalar-se na área de abrangência da cooperativa.

       Também foi destacado na área distribuição, as ampliações das redes trifásicas, instalação de novos transformadores beneficiando centenas de famílias atendidas pela Creral. Na geração de energia, a entrada em operação comercial da termelétrica São Sepé, a construção da PCH Forquilha IV na divisa de Machadinho e Maximiliano de Almeida, e projetos de geração solar.

       Na telecom, o serviço de internet teve uma grande expansão, chegando a 33 cidades da região e em cerca de 85 comunidades rurais de associados, alcançando em 2019 mais de 1.600 famílias rurais com internet de fibra ótica em suas casas. A ampliação do número de funcionários e da frota da cooperativa, por motivo do aumento das demandas por serviço da mesma, foi outro ponto explicado aos associados,

Ações para 2020

       Entre as ações previstas para 2020, o destaque maior foi dado à Creral Telecom, com a inserção de novo produtos a serem oferecidos.

       “Para que a Creral evolua, é preciso que nosso associado também cresça, por isso é necessário buscar opções que propiciem isso, hoje com a rapidez que tudo acontece, é imprescindível estar atento às oportunidades do mercado”, citou Alderi.

       Para a geração de energia elétrica, o debate esteve focado na conclusão da obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Luciano Barancelli, entre Maximiliano de Almeida e Machadinho, e nas previsões de investimentos em novas usinas solares e na segunda termelétrica.

       Outros projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano, são na área de distribuição de energia, com a construção de 30 km de redes trifásicas, instalação de 50 novos transformadores e 6 religadores automáticos. Além do estudo da viabilidade para implantação de novas subestações de 69 e 138 kV, nas regiões de Sananduva, Entre Rios do Sul e Getúlio Vargas.  

Compartilhe: