Novidades

Notícias

19/10/2022

Creral e Mil Engenharia constroem a maior usina solar flutuante do Brasil

As gaúchas Creral, cooperativa de energia, com sede em Erechim, e a Mil Engenharia, com sede em Tapejara, estão construindo em Minas Gerais a maior usina solar flutuante do Brasil, a UFV Veredas Sol e Lares.  Ambas constituíram um consórcio para executar o empreendimento que terá potência instalada de 1,2 MWp (megawatts pico) localizado no município de Grão Mogol, no norte de Minas, e que pertence à Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS).

A montagem da usina está sendo feita sobre a lâmina d’água do lago da PCH Santa Marta, de propriedade da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e faz parte do programa de pesquisa e desenvolvimento da estatal. O consorcio Veredas Sol e Lares, formado por Creral e Mil Engenharia foi contratado para construir e operar a usina pelo período de um ano após a entrada em funcionamento.  

O presidente da Creral, Alderi do Prado, ressalta que a cooperativa tem interesse em gerar energia com todas as fontes renováveis disponíveis na matriz energética brasileira. “Hoje atuamos em diversos estados do país, e construir uma usina solar flutuante nos traz a oportunidade e nos capacita a trabalhar com uma tecnologia que pode ser replicada em todo o Brasil, abrindo as portas para Creral”.

O gerente de geração da Creral, Leonardo Cassol, explica que o projeto é mais um desafio para a engenharia de ambas empresas “temos experiência em construir usinas hídricas e solares de forma tradicional, mas nos desafiamos em aprender e conhecer novos métodos e tecnologias”.

Ao todo a usina terá 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, dual glass e filme fino apoiados em 7.600 flutuadores numa área de 11 mil m² sobre o lago, mais 14 inversores e 60 mil metros de cabos. A energia gerada no modelo de geração distribuída autoconsumo remoto, prevê atender 1.250 famílias do semiárido, em 21 municípios mineiros nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo.  A previsão é colocar em operação até no primeiro semestre de 2023.

A Creral é uma cooperativa com 53 anos, distribui energia na região norte do Rio Grande do Sul e desde 2000 atua na geração operando 14 usinas hídricas, solares e uma térmica. Em 2008 foi a primeira entidade brasileira a receber em Londres o Prêmio Ashden de energia renovável. A MIL Engenharia começou sua trajetória em 2010 desde então já executou mais de 500 projetos elétricos industriais, comerciais, coorporativas, automação industrial e manutenção elétrica