Novidades

Notícias

07/10/2020

Cooperativas realizam 1º leilão de compra conjunta de energia elétrica

       Nesta terça-feira, dia 6, as cooperativas CRERAL de Erechim, COOPERLUZ de Santa Rosa, CERMISSÕES de Caibaté e CERTHIL de Três de Maio, promoveram o primeiro (1º) leilão eletrônico conjunto para compra de energia elétrica no mercado livre.

       A entrega da energia contratada deverá ter início em 01 de janeiro de 2022 com término previsto para 31 de dezembro de 2040. O montante contratado de energia é de 27,2 MWm (Megawatts médios), sendo 6,5 MWm para a Creral, 7,5 MWm para a Cooperluz, 9,7 MWm para a Cermissões e 3,5 MWm para a Certhil.

       O volume comercializado é de 238,2 mil MWh/ano, que resulta num preço médio de R$ 133,88 por MWh, em valores atuais o montante será de R$ 606 milhões distribuídos pelo período de 19 anos. O contrato prevê ainda ajustes futuros para atender o crescimento do mercado das cooperativas até o final da vigência do mesmo.

       O leilão foi estruturado e conduzido pela empresa Alphainfra de Porto Alegre. A energia será fornecida pela Electra Comercializadora de Energia Ltda, com sede em Curitiba-PR, que ofertou o menor preço. Todo o processo do leilão será analisado e homologado pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para, após entrar em vigor.

       Para as direções, o leilão é um momento importante pois a união das mesmas foi fundamental para alcançar um preço menor que o praticado no mercado, superando as expectativas, uma vez que já a partir do final de julho de 2021 será possível reduzir as tarifas para 61 mil associados de 92 municípios das regiões norte e noroeste do Rio Grande do Sul.